Estrada dos Ceramistas, 2000 - KM 7.8, RJ 238 - Campos dos Goytacazes - RJ
ISO 9001

Operação de Caldeiras

Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras

Operação de Caldeiras

Objetivo:

Disseminar conhecimento com foco na segurança no que tange a atividade de operação de caldeiras, proporcionando aos participantes treinamento e reciclagem com as práticas mais usuais para esta atividade, além de, qualificar profissionais com conhecimentos e habilidades capacitando-os para execução da atividade no atendimento a requisitos da Norma Regulamentadora de nº 13 (Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento).

Público Alvo:

Destina-se a engenheiros, técnicos, supervisores e operadores de caldeiras, atuantes nas atividades de instalação, operação, manutenção, segurança ou inspeção dos referidos equipamentos e demais interessados, visando ao atendimento da Norma Regulamentadora NR-13.

O pré-requisito mínimo para participação, como aluno, no Treinamento de Segurança na Unidade de Processo é o atestado de conclusão do Ensino Médio.

Conteúdo Programático:

O conteúdo programático é aplicado de acordo com o ANEXO I - Capacitação de Pessoal | A. Caldeiras, da Norma Regulamentadora Nº 13, item A2, com:

  • 1. Noções de Física Aplicada
  • 2. Noções de Química Aplicada
  • 3. Tópicos de Inspeção e Manutenção de Equipamentos e Registros
  • 4. Caldeiras
  • 5. Operação de Caldeiras
  • 6. Tratamento de Água de Caldeiras
  • 7. Prevenção Contra Explosões e Outros Riscos
  • 8. Legislação e Normalização

A carga horária mínima são de 40 (quarenta) horas, podendo se estender dependendo do foco e da necessidade de cada turma, mediante a diversidade de caldeiras que existem nas mais diversas áreas da indústria.

Informações Adicionais:

(a) Realizamos este treinamento em nossa base, que está estrategicamente posicionada no eixo da logística Norte-Fluminense, em Campos dos Goytacazes, ou na sua base, seja ela onshore ou offshore.

(b) Em complemento a este treinamento e para atendimento ao item A1.5 do Anexo I da NR-13, aplicamos também a prática profissional supervisionada com duração de 80 (oitenta) horas para caldeiras classificadas como categoria A e 60 (sessenta) horas para caldeiras classificadas como categoria B.

(c) Este curso é exclusivamente na modalidade presencial.

​ ​